30 de abril de 2007

 

Obedecendo à estatística

Embora os leitores não dêem por isto, tenho no meu sítio contadores potentes, que me dão bom "feed back" (eficácia, não vaidade) do que escrevo. Como sabem, escrevo: 1. o portal RES; 2. o blogue ApontamEntoS, aparentemente, para o leigo, uma página do portal; 3. o blogue Bloco de Notas, sobre a actualidade política e social, mas também sobre as raízes das ideias; 4. o blogue O Gosto de Bem Comer, a reflectir a minha faceta de gastrónomo e de cozinheiro inventivo.

De longe, em visitantes médios diários, à volta de 400, vence o sítio, propriamente dito. Cerca de metade dos visitantes, muitos vindos de pesquisas Google sobre a educação superior (com um notório peso de visitantes brasileiros), vai procurar as coisas mais diversas sobre a educação superior, artigos, documentos, Bolonha em destaque. Tem também picos ocasionais de visita, quase até ao milhar, quando aparece um artigo novo ou um documento importante, que divulgo a uma lista de correio.

Mas também é muito interessante que quase outros tantos vão é às minhas páginas pessoais, com grande pendor açoriano, e deixando-me uma coisa deleitado, em grande parte vindo de endereços facilmente identificáveis como norte-americanos, canadianos ou brasileiros.

A seguir, com cerca de 150 visitas únicas diárias, o blogue de gastronomia. Dá-me prazer e incentiva-me, mas não deixo de confessar que preferia ver à frente o Bloco de Notas, que só tem cerca de 100 visitantes diários. No entanto, compreendo, face ao enorme número de blogues de "ideias" e de comentário da actualidade.

Finalmente, os ApontamEntoS sobre a educação superior, o meu "desgosto". Certamente imaginam que é o que mais me obriga à escrita, foi sobre isto que comecei a escrever na net, que fiquei relativamente conhecido. São poucas dezenas de leitores diários, embora para mim muito respeitáveis, leitores interessados na educação superior. É a minha dama mais querida e beijo-lhe a mão, com a devida vénia. Todavia, há que ser prático. O esforço desse cumprimento obrigatório de escrita de apontamentos desvia-me do que eu vejo ser mais apreciado pelos leitores, os artigos mais substanciais.

Os apontamentos só aparecerão esporadicamente, em estilo de blogue, quando for caso disso, no meu sítio Reformar a Educação Superior.

Os apontamentos terão herdeiros num novo tipo de artigos, curtos e incisivos, mas a meio caminho entre a breve nota diária e o artigo de fundo. Pensando na Nature, estarão para os artigos como as Letters. Deles darei conhecimento à lista de correio. Entretanto, os apontamentos do último ano aparecerão proximamente, como "e-book".

Comentários:
Vou deter-me no tópico dos blogs orientados para a educação superior.
Quem já experimentou usar blogs como complemento das trocas de informação, opinião, pontos de vista & etc. com os alunos, percebe rapidamente que a nossa cultura é fortíssima no apelo ao 'fait divers'. Tudo que seja um poucochinho mais para o sério trás essa aritmética política do «pouco interesse». Depois, como noutras coisas da vida, vamos encaixando esses desamores.
Deixo-lhe ficar uma inconfidência:
“O Co-Labor foi , repito foi, um projecto dual.”
“Quando o Co-Labor nasceu, nasceu de uma acção de formação e foi anunciado a 300 e tal nomes da U.A., nomes esses seleccionados por manifestações de interesses e coisas assim.; aplaudiram cinco; cooperaram dois.”
Palavras para quê?
Aos artistas tudo se perdoa.

Um abraço
 

 

Professor,

Para o ajudar no seu processo de decisão, acho importante uma consulta da lista dos periódicos de maior circulação, em Portugal, e que incluem:

A Bola
Maria
TV7Dias
Destak
Correio da Manhã

O ICS tem um artigo interessante sobre o tema.

A consulta das listas de livros mais vendidos, divulgadas pela FNAC e Bertrand é, também, muito interessante.

Em qualquer caso, a decisão do Professor será sempre a melhor.

Atenciosamente,
 

 

JVC, não sei como, passei a consultar somente o seu blog Apontamentos, cheguei a pensar que o JVC estaria com uma crise de preguiça...Erro meu.
Mas esta sua página (RES) está mesmo um luxo! Parabéns! Vou incluir no meu roteiro de peregrinação diária.
 

 

Somente conhecia o blog Apontamentos, mas já visitei o Bloco de Notas e gostei imenso. Prometo voltar!
 

 

Nice blog...!

The Monster Look ©
 

 

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

Subscrever Mensagens [Atom]