28 de fevereiro de 2007
Inquérito sobre a governação
Recebi uma mensagem do SNESup:
"INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO SOBRE POSSÍVEIS ALTERAÇÕES AO MODELO DE GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORAchei a ideia muito interessante e fui logo ao inquérito, mas fiquei desiludido, o que motivou a minha resposta ao SNESup.
Colegas:
Vem já de há algum tempo a discussão sobre possíveis alterações ao modelo de gestão das instituições de ensino superior público, com indicação de alternativas quanto à forma de designação e à base de recrutamento dos seus responsáveis máximos, bem como quanto à estrutura orgânica interna e ao relacionamento entre órgãos.
Estando anunciada, para o primeiro semestre do corrente ano de 2007, a apresentação de propostas de medidas legislativas e parecendo-nos imprescindível colher a vossa sensibilidade sobre alguns aspectos fulcrais de possíveis "reformas", vimos solicitar-vos que preencham o questionário disponível no endereço www.snesup.eu.
As respostas ao questionário serão objecto de tratamento por profissionais qualificados. Os resultados do apuramento serão publicados sem que os respondentes sejam identificados."
"Louvo a vossa ideia de um inquérito sobre o sistema de governação das instituições de educação superior. No entanto, a meu ver, é difícil responder ao vosso inquérito porque enferma do mesmo erro básico que a anunciada proposta do governo: a identificação biunívoca "senado/conselho geral". São duas coisas paralelas mas bem distintas, um órgão de governação estratégica (chamemos-lhe conselho geral) e um órgão de governação académica e de participação da comunidade (chamemos-lhe senado). Não posso responder às vossas perguntas que se dirijam simultaneamente a um e a outro órgão. Questão de alhos e bugalhos.P. S., 14:45 - Impõe-se uma correcção. Segundo informação que acabei de receber do SNESup, o termo conselho geral usado no inquérito não se refere a um possível "board" mas apenas ao já existente conselho dos institutos politécnicos. No entanto, mantenho este apontamento como alerta em relação ao problema que referi, como já tinha referido anteriormente.
Já escrevi sobre isto, aqui e aqui.
Comentários:
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Confrontei-me com a mesma dificuldade. Procurei contorná-la (mal) por recurso às perguntas de resposta aberta.
O questionário parece-me ser uma boa ilustração da ideia de que, num levantamento desta natureza, as questões são mais importantes que as respostas que possam ser dadas. Também mostra a dificuldade de contruir soluções novas, mesmo que haja agentes animados de um espírito de renovação - o que está por provar.
O questionário parece-me ser uma boa ilustração da ideia de que, num levantamento desta natureza, as questões são mais importantes que as respostas que possam ser dadas. Também mostra a dificuldade de contruir soluções novas, mesmo que haja agentes animados de um espírito de renovação - o que está por provar.
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