31 de dezembro de 2006

 

Acabando o ano a rir (ou a chorar?)

Posso não ter compreendido bem, mas fiquei com a ideia de que vai ser preterida, em relação à pedagógica, a formação científica disciplinar dos professores do 2º ciclo do ensino básico (quero crer que não do 3º ciclo) . Fico com receio, como me demonstra uma historieta contada hoje por um leitor do Público.

"Um aluno, tendo perguntado à professora o motivo de uma maçã cair da árvore para o chão e a Lua não cair do céu, obteve a seguinte explicação: é porque a maçã é mais leve". Está ao nível do Panoramix, que só receava que o céu lhe caísse sobre a cabeça.

Também passei por uma destas, quando não consegui convencer uma professora do meu filho de que ela o tinha corrigido mal, por ele ter respondido numa prova que cebola e alho eram plantas da mesma família (o rapaz até nem disse que do mesmo género). Eu bem escrevi uma cartinha à senhora, lembrando-lhe que eram ambas Alliaceae, A. cepa e A. sativum. A resposta foi de que eu estava errado, porque toda a gente sabe que uma cebola tem o bolbo às camadas e um alho aos dentes ou gomos! Contra esta ciência de cozinheira, nada a fazer. Será que essa senhora pensa que um S. Bernardo e um chihuahua pertencem a espécies diferentes? Nota importante: já devem conhecer-me e admitir que posso inventar uma piada, mas garanto que esta história de refogado é verídica e chegou até ao conselho directivo, claro que sem consequências.

Fui então esclarecido de que, independentemente da questão taxonómica, o que se pretendia no essencial era que os alunos tivessem sentido da observação e salientassem aquela diferença essencial, independentemente de a formulação da pergunta, lembro-me bem, ser sobre a sua relação sistemática. Eduquês no seu melhor!

Às vezes fico a pensar que, só para certos efeitos (não de significado cívico, entenda-se) há que criar duas designações para subespécies da nossa (descontando agora os puristas que me podem acusar de desconhecer que há quem nos considere já como subespécie, H. sapiens sapiens): H. sapiens educatus e H. sapiens ignorans. Que se proíba aos segundos o acesso ao ensino.

Comentários:

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Subscrever Mensagens [Atom]